Oi, gente! Credo! Quase 1 ano sem postar!! Kkkkk... Mas
tinha muita coisa para por em ordem na minha vida: saúde, trabalho, casa...
Muito mais saúde, é verdade, mas está tudo bem. Depois volto para falar disso.
Hoje eu quero falar sobre nossas miniférias em Buenos Aires e trazer muitas
dicas sobre essa cidade que nos deixou apaixonados.
Acho que já há uns 5 anos, eu e meu marido não tirávamos
férias juntos. Nossos calendários não coincidiam. Eis que, em setembro passado,
vimos surgir essa oportunidade. Sempre pensamos numa viagem para fora do País e
vimos que um pacote de 6 dias em Buenos Aires, por uma agência, cabia no nosso
orçamento. A gente procura sempre colocar um dinheirinho na poupança para
realizar alguns sonhos (férias, trocar de carro, mudar algo em casa) ou para
emergências. Quando decidimos o destino, tratei logo de comprar um guia da
cidade bem prático, de fácil manuseio e que eu pudesse levar na bolsa. Fechamos
o pacote num dia de promoção (pegamos o dólar num valor ótimo!) e eu corri para
o facebook para pedir dicas aos meus amigos viajantes. Nossa, foram tantas
dicas que quase enlouqueço para colocar tudo em ordem e montar nosso roteiro. Uma
amiga me enviou um verdadeiro dossiê sobre a cidade, com dicas até do que fazer
caso eu perdesse o passaporte ou o documento de imigração. Sim, é MUITO
importante absorver o máximo de informações sobre o seu destino de viagem para
poupar tempo e evitar decepções.
O QUE VOCÊ PRECISA
SABER ANTES DE VIAJAR
Buenos Aires tem muita coisa interessante para conhecer e
alguns passeios fora da cidade que também valem a pena. Eu comprei um diário de
viagem e dividi a cidade por bairros. Para cada bairro, eu coloquei sugestões
de locais para refeições e lanches, pontos turísticos imperdíveis e locais para
compras. Tudo baseado nas dicas de amigos e pesquisas pela internet. Fiz também
on line uma reserva para jantar, já na primeira noite, num bom restaurante em
Puerto Madero, pois vi em reportagens que eu poderia enfrentar fila. No diário
eu anotei telefones e endereços do hotel, da agência (Recife e SP), dos
cartões, como ligar a cobrar para casa, para onde ligar caso acontecesse um
acidente e fosse preciso usar o seguro de viagem etc. Para o caso de uma
emergência, como tenho problemas de saúde e tomo alguns medicamentos, anotei
também os contatos dos meus médicos, medicações e dosagens. Sim, sou muito
prevenida e quem viaja comigo está em segurança.
A cidade tem o mesmo horário de Brasília e o clima é muito
parecido com o do Rio Grande do Sul. Pesquisamos a temperatura uma semana antes
de viajar mas já sabíamos que estaria um friozinho bem gostoso, o que nos
deixou muito animados pois usaríamos nossas amadas roupas de frio e poderíamos
caminhar bastante sem nos preocuparmos com calor. Fomos no finalzinho do
inverno mas acredito que a melhor época seja a primavera, em outubro, pois as
flores devem dar um colorido muito especial às fotos e os parques devem ficar
lindos para um belo passeio.
Quando fomos montar nosso pacote na agência, nos ofereceram
vários passeios. Achamos que era interessante fazer um city tour já no primeiro
dia para “entender” a cidade, ter um ponto de partida no dia seguinte e saber
onde não gostaríamos de descer para conhecer e tirar fotos. Ofereceram um
passeio de barco pelo Rio Tigre até a Ciudad de La Plata, mas eu vi que em
abril havia acontecido uma enchente no local que destruiu algumas coisas e
também alguns amigos me disseram que não era nada de extraordinário, que se eu
tivesse que deixar de conhecer outro local para ir nesse passeio, era melhor
não ir, que era apenas um barco que ficava mostrando uns bairros com mansões.
Tipo assim: não tem mais o que ver em Buenos Aires, compre esse passeio. Então
não compramos. E outra coisa que ofereceram também foi o tal do jantar com show
de Tango no Sr. Tango. Eu e meu marido não gostamos de tango. O ingresso era
caro e nos disseram que te colocam na mesma mesa que um monte de gente que você
não conhece, não é uma mesa só para você e seu marido. Ah, mas como você vai
para a Argentina e não assiste a um show de tango??? E daí? Se eu for para o
Rio de Janeiro eu sou obrigada a assistir ao ensaio de uma escola de samba?? Mas
se você quiser ir a um show de tango sem pagar uma fortuna, existem outras
opções como o show do Café Tortoni, de quebra você ainda conhece um ponto
turístico que é esse maravilhoso café! Ficamos só com o city tour e ainda assim
nos arrependemos. Ou seja, se for por agência, compre só hotel, passagens e o
traslado (vale a pena, o aeroporto é muito longe do centro). Outra dica, é importante passar um domingo
inteirinho na cidade, pois é nesse dia que funcionam as feiras de rua e valem
muito a pena! Nós chegamos numa terça e retornamos numa segunda.
Para entrar no País, não é preciso passaporte, basta um
documento de identificação, o qual você deve portar durante toda a viagem. Ao
desembarcar, você passará pela imigração e receberá um papelzinho impresso,
parecido com uma nota de compras, com suas informações pessoais e seu tempo de
permanência. Não perca esse papel de jeito nenhum, você não conseguirá sair do
País sem ele. Se perder, você levará muito tempo indo à delegacia, consulado
etc.
Buenos Aires não vale mais a pena para comprar roupas.
Entramos em várias lojas (Adidas, Zara, Nike, Levis etc) e os preços eram
exatamente iguais aos de Recife. Falam muito dos outlets mas em alguns você
encontra falsificações e até pode ser roubado. Então, se você não for nenhum expert em grifes, nem perca seu tempo,
curta a cidade e use seu dinheiro para comer bem e para comprinhas no free shop
de lá. Por falar nisso, se você pretende comprar perfumes, maquiagens,
relógios, óculos etc, dê uma olhada nos preços das lojas de sua cidade e depois
olhe no free shop de São Paulo (ou onde você for fazer sua conexão) para saber
o que vale a pena no free shop de Buenos Aires. Por exemplo: um rayban no
aeroporto aqui de Recife sai mais barato que no de Buenos Aires. E se você for
marinheiro de primeira viagem, peça dicas às amigas, pesquise bem e faça a sua
listinha de compras pessoais para não ficar perdida no free shop sem saber por
onde começar (como eu fiquei kkkkk) A loja é muito maior que a de São Paulo!
Maquiagem e perfume vale muuuuito a pena! Em Buenos Aires tem o esquema do Global Blue
A localização do hotel também é super importante!
Hospedar-se em Puerto Madero é muito chique e romântico, mas fica longe da
maioria dos pontos turísticos, a não ser que você possa gastar com táxi. O
ideal é ficar no que eles chamam de Microcentro, pertinho da avenida principal,
a 9 de Julho. Nós ficamos quase de esquina com ela, num hotel chamado Unique
Park Central. Muito simples, mas com o conforto necessário para nós dois. E ele
ainda fica bem próximo da Av. Corrientes, uma rua repleta de restaurantes,
lanchonetes, cafés e teatros, que funciona quase que 24h, excelente opção para
jantar e voltar a pé para o hotel. Toda noite a gente voltava cansado dos
passeios, tomávamos um bom banho, descansávamos um pouco e descíamos para a
Corrientes para procurar onde jantar. Darei dicas de como economizar na
alimentação e aproveitar a gastronomia portenha. Os argentinos jantam muito
tarde então muitos estabelecimentos ficam abertos até a madrugada. Ah, e
esqueça os fartos cafés da manhã brasileiros, lá é tudo muito simples, mas se
você gosta de pão, vai se deliciar com as media lunas, pãezinhos bem parecidos
com croissants, uma perdição!
Uma dúvida que eu tinha era de que forma levar o dinheiro.
Optamos por trocar dólares aqui e alguns pesos para pagar o jantar da primeira
noite e o táxi (comprei uns chocolates no free shop de SP para trocar dólar e
ter uma gorjeta caso houvesse carregador de malas no hotel. Também é legal
deixar uns 5 dólares de gorjeta para a camareira do hotel no dia da sua saída).
Adquiri um cartão (visa travel Money) onde depositei dólares para usar no free
shop. É importante ter várias formas de uso de dinheiro, pois a gente nunca
sabe o que pode acontecer. Eu andava sempre com esse cartão numa carteira,
cartão de crédito internacional em outra bolsa e dinheiro vivo (pesos e
dólares) calculado mais ou menos para a despesa diária (falaremos sobre isso já
já). O restante do dinheiro eu dividi bem escondido nas malas que ficavam
lacradas no hotel. Nunca se sabe, né? O que mais tem por lá é brasileiro
kkkkkkkkkkk Bom, para trocar dólares por peso, eu sempre ia num câmbio bem
pertinho da Galeria Pacífico, na rua Florida. Tem um monte de cambista nessa
rua e, sim, eles sabem que você é turista, vão te oferecer pesos e dezenas de
passeios. Não faça negócio com eles, pague mais caro no câmbio, é mais seguro.
Voltando a falar em táxi, tenha sempre pesos trocados para efetuar o pagamento.
Nunca, jamais, pague com notas altas cujo troco venha com nota de 50 pesos,
muito fácil de falsificar. Tem muito taxista pilantra. Eu fiz essa besteira na
primeira noite, mas graças a Deus, não recebi nota falsa. Acredito que tenha
sido porque o táxi foi solicitado pelo recepcionista do hotel, ele ligou para
uma empresa.
Praticamente todos os restaurantes, cafés e lanchonetes
possuem wi-fi, nos arrependemos de termos levado apenas nossos celulares,
deveríamos ter levado tablet também para pesquisar algumas coisas de última
hora. Pagamos por um dia de wi-fi no nosso apto mas depois descobrimos que o
wi-fi do lobby do hotel (de graça) pegava no nosso quarto também kkkkk Aí foi
só alegria!
Para você que adora doce de leite, uma má notícia: não pode
trazer pote de doce de leite, a vigilância sanitária não permite. Então, se
entupa por lá mesmo e ande bastante a pé para queimar as calorias! Mas alfajor
pode trazer e logo se pensa no alfajor havana. Tem trocentas cafeterias Havana
na cidade, mas é um dos mais caros e não achei essas coisas todas não, ele é
muito crocante e o biscoito tem um sabor muito acentuado de laranja. Preferi o
da Milka, que você encontra por ótimos preços em qualquer supermercado ou bomboniere.
Me disseram que vinhos também vale mais a pena no Carrefour.
O que levar na mala? Roupas confortáveis e um bom tênis, é
uma cidade excelente para se conhecer a pé. Mas leve uma roupinha social,
alguns restaurantes de Puerto Madero não permitem, à noite, tênis e jeans. E
também para o caso de ir a um show de tango ou alguma casa noturna (a noite lá
é bem badalada). Se tiver máquina fotográfica profissional, pode levar, mas
leve uma mais compacta, pois nem todos os lugares parecem confiáveis para expor
determinados equipamentos. Me falaram de assaltos, mas não presenciamos nada,
apenas alguns mendigos nas ruas do centro. Evite circular em lugares vazios, eu
e meu marido tomamos um susto que mais à frente irei relatar.
No mais, tenha a certeza de que irá conhecer uma cidade
deliciosa de passear, com muitas opções de diversão e uma excelente
gastronomia. Acredito que seja um passeio mais para casal, mas também tem
opções para crianças e adolescentes como um zoológico onde você pode entrar nas
jaulas e tirar fotos com os animais (http://www.zoolujan.com/),
um parque de diversões bem radical (http://www.parquedelacosta.com.ar/)
e a Loja da Barbie (http://www.barbie-stores.com/)
que é de enlouquecer qualquer menina.
Ficou um gostinho de quero mais, pretendemos voltar com certeza!
PRIMEIRO DIA
Desembarcamos na cidade no final da tarde. O traslado já nos
aguardava e eu paguei a gorjeta do motorista em real, muito bem aceito por ele.
O aeroporto fica a cerca de 40min do centro da cidade. Fomos informados que o
guia do city tour nos procuraria no hotel e conversaria sobre todos os passeios
que tinha para nos oferecer. Nos instalamos e o guia chegou. Todos os dias, no
início da manhã e no final da tarde, o lobby do hotel ficava repleto de guias e
turistas combinando os passeios então o que você não fechou na agência, dá para
fechar durante sua estadia. Combinamos o city tour para 9h da manhã seguinte.
Ofereceram um almoço mas a gente podia decidir se queria ou não ao final do
passeio.
À noite nós fomos jantar no restaurante que eu havia feito a
reserva, o Bahia Madero (http://www.bahiamadero.com/),
em Puerto Madero . Gente, me senti rica
e fina kkkkkkkk Lugar lindo, romântico, com vista para os diques e a Puente de La Mujer. Nossa intenção era
provar o tão falado bife de chorizo e só de me lembrar eu volto a salivar
hummmmm... Se você gosta de acompanhamentos tipo arroz, feijão, purê etc,
esqueça. Acompanhamentos tradicionais dos pratos argentinos são as papas fritas (batata frita) e salada.
Outros acompanhamentos, só para pratos específicos ou em serviços tipo Buffet.
Nos restaurantes de Puerto Madero, é muito comum 2 opções de
serviço: a La Carte ou a refeição completa (entrada+pratoprincipal+bebida+sobremesa).
Se você pretende mergulhar na culinária portenha, recomendo a completa, a
diferença não é grande e nós ainda ganhamos uma garrafa de vinho. Na hora de
escolher nossos pratos, ficamos tentando adivinhar os nomes das carnes ou o que
tinha pimenta (sou alérgica). O garçom viu nossa agonia e nos ofereceu um
cardápio em português. Ufa! Pedi o bife de chorizo com papas fritas e o marido
um filé de porco com purê de jerimum. Tudo delicioso! A sobremesa foi crepe de
doce de leite para ele e flan com doce de leite e chantilly para mim. Essa
minha sobremesa, aliás, tem em tudo que é lugar por lá, é tradicional.
Quando saímos do restaurante, fomos dar uma volta e tirar
algumas fotos. O vento estava bem frio, uma delícia! Voltamos para o hotel de
táxi.
SEGUNDO DIA
Acordamos cedo, me deliciei com as media lunas fresquinhas e
fomos para o lobby aguardar o guia. Ele reuniu o grupo que iria levar do nosso
hotel e seguimos de ônibus parando nos outros hotéis onde estavam os outros
clientes da agência. No caminho, o guia nos deu várias dicas de lugares que
todo turista vai mas que já não vale mais a pena, falou das cafeterias que os
argentinos preferem, os melhores restaurantes de Puerto Madero (custo
benefício), compras, como agir caso perdesse algum documento etc. Consegui
trocar meus dólares com ele por um preço muito bom! No câmbio, era pouco mais
de 5 pesos, com ele troquei a 8 pesos.
A primeira parada foi a Plaza
de Mayo, onde fica a Casa Rosada,
a Catedral Metropolitana e o Cabildo (museu). Muito bonito, mas me
senti insegura. Tinha um monte de cartazes de protestos tapando um monte de
coisa, deixando o lugar feio, mendigos, vendedores ambulantes e uma mulher
horrorosa (com 20 erres!) fantasiada de dançarina de tango se oferecendo para
tirar fotos com os homens e ganhar um trocado. Um dos casais que estava no
ônibus estava hospedado num hotel quase em frente a essa praça. Deus me livre!
Jamais me hospedaria ali! Tiramos várias fotos e voltamos para o ônibus.
Próxima parada: La Boca.
Muita gente acha lindo, uma rua (El Caminito) com um monte de casinhas
coloridas e várias bugigangas para comprar. Dica: não compre nenhuma
lembrancinha nesse lugar, nem mesmo íma de geladeira. Eu comprei e me
arrependi! Na Feira da Recoleta você vai encontrar coisas incríveis, super bem
trabalhadas e por preços melhores. Vale muito mais a pena! Sobre La Boca, é uma
favela (cortiço) colorida onde fizeram barzinhos (muito “malarrumados”), várias
lojinhas de artesanato e na rua você pode tirar fotos com dançarinos de tango.
Achei tudo muito caro, muita coisa mal feita. Para mim, aquilo tudo é um “pega
turista besta”. No bairro só tem isso e o estádio do Boca Juniors, La Bombonera.
Ninguém recomenda que você vá em nenhum outro lugar pois é muito perigoso.
Tiramos algumas fotos e fomos embora.
E dali o ônibus seguiu por vários pontos turísticos, mas não
descemos em mais nenhum. Havíamos programado um dia inteiro nos parques para
tirar muitas fotos, mas do ônibus eu vi que não valia a pena. Como era final de
inverno, os jardins ainda estavam muito sem graça e para mim, que morei no Rio
Grande do Sul, terra de parques belíssimos, não tinha nada de muito diferente,
entende? Por isso que eu acho que ir para lá na primavera vale mais a pena. Se
ficássemos mais dias, aí sim, daríamos um pulinho nos Bosques de Palermo onde podemos encontrar o Parque Tres de Febrero,
o Rosedal, o Jardim Japonês, o Jardim Botânico e o zoológico. Um fato curioso é que o argentino ama
cachorros: são 7 para cada 10 habitantes. E por causa disso, a profissão de “passeador
de cachorro” é muito comum na cidade. Os parques estão repletos deles, é muito
interessante.
Bom, vimos que gostaríamos de descer em Palermo e na Recoleta,
dois bairros deliciosos de passear (moraria em um deles tranquilamente kkkkk),
e aí já dava para montar a sequência do nosso roteiro. Tivemos a infeliz ideia
de topar pagar pelo tal almoço. O City Tour terminava no restaurante, de lá
cada um tinha que se virar para voltar para seu hotel ou ir a outro lugar. O nome era Café de Los Angelitos e o almoço dava direito à sobremesa e aula de tango. Fomos
pela comodidade de já almoçar num local indicado por alguém e de lá já ir
passear. Serviram uma espécie de lasanha com uns matos verdes no recheio, numa
porção quase do tamanho de uma xícara de café. Eu jurava que era a entrada, mas
logo em seguida veio a sobremesa: flan com doce de leite. Meu marido
arretou-se! Se aquilo não era o suficiente para mim, imagina para dele?!
Pagamos e fugimos antes que nos chamassem ao palco para a aula de tango kkkkk
Bom, hora de sacar nosso mapa e iniciar nosso voo solo na
cidade. Voltamos andando pela Av. Corrientes e entramos no Shopping Paseo La Plaza. Ele é todo ao ar livre,
um lugar muito gostoso para sentar e tomar um café. Fomos dar uma olhada no
Museu dos Beatles mas não entramos, era muito caro. Algo tipo R$ 60,00 o
ingresso e o museu não tem nada de mais, eu vi algumas fotos antes de
viajarmos. Lá também tem The Cavern Pub (que imita o bar de mesmo nome de
Londres) e o Beatle Café. Tiramos fotos e demos continuidade à nossa caminhada.
Já próximo ao hotel, tem a Plaza General
LaValle. Existem vários prédios históricos em torno dessa praça como o
belíssimo Teatro Cólon e o Palácio de Justiça. E todas as praças
possuem algum monumento. Tiramos várias fotos e continuamos a andar. Marido já
reclamando de cansado. Cruzamos a av. 9 de julho e chegamos na Rua Florida, grande centro de compras.
Fomos abordados várias vezes por cambistas, gente vendendo passeios, dançarinos
de tango querendo tirar fotos, me senti muito incomodada nessa rua. Meu marido
queria comprar um moleton, pois achava que não sentiria frio pela manhã aí só
levou um casaco de couro para usar à noite. O dia sempre começava frio, mas ia esquentando
(e a gente se desmontando) e voltava a esfriar no final da tarde. Mas a gente
não queria comprar nada caro, pois ele tinha outros casacos em casa, por isso
decidimos procurar no comércio mais popular. O mais barato (e aceitável) que
encontramos saiu por quase R$ 100,00, numa lojinha bem fubeca! Paciência... Compramos
e fomos conhecer a Galerias Pacífico,
que fica na esquina da Florida com a Córdoba. Muito bonito, muitas lojas de
grife, mas tudo muito caro, até as lanchonetes e cafés eram caros. Sentamos
para descansar, fazer um lanche e discutir o roteiro do dia seguinte. De lá, fomos
para o hotel, descansar um pouco antes de jantar.
Para jantar, fomos procurar algum lugar na Av. Corrientes.
Decidimos ir ao Il gatto, um dos
lugares que pesquisei e vi que as pessoas falavam bem. Mas cometemos um erro,
pedimos algo que fosse mais em conta, uma pizza, e foi a pior pizza que já
comemos na vida! O queijo parecia um requeijão aguado, massa ruim, fria. Meu
marido só comeu uma fatia pequena, ficou mais da metade da pizza. O abuso foi
tão grande que nem sobremesa a gente quis. Voltamos para o hotel e comemos uns
alfajors que eu comprei no supermercado. Depois ficamos sabendo que o forte do
Il Gatto é o bife de chorizo, mas se em todo lugar que a gente fosse comer a gente
pedisse bife de chorizo ou algo parecido, gastaríamos uma nota com refeições em
Buenos Aires! Para vocês terem uma ideia, uma refeição como a que fizemos em
Puerto Madero, completa, sai em torno de R$ 150,00 por casal no almoço e R$
200,00 no jantar. Num restaurante decente no centro, você gasta R$ 100,00. Num
restaurante numa praça de alimentação de shopping, R$ 80,00. Como foi nossa
segunda decepção alimentar, e no mesmo dia, tomamos uma decisão: a gente iria
almoçar decentemente todos os dias e fazer um lanche no jantar (sanduíches,
empanadas, lanche de cafeteria etc) para não gastar tanto.
Amanhã continuo o relato falando do maravilhoso sistema da
linha turismo!
xêro!
xêro!
Um comentário:
Bom demais saber que vc voltou , amei seu recadinho no meu blog . Beijokas
Postar um comentário