sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O que eu tenho?



Por muito tempo, meu café da manhã estava sendo uma caneca de leite com café, por pura preguiça de acordar uns minutinhos mais cedo para preparar uma comidinha decente e me sentar à mesa para comer. Por muito tempo, eu ainda preparava um copão de vitamina de banana, mas fui deixando isso de lado...


Com a situação da minha saúde atualmente (já já contarei sobre isso), me vi obrigada a mudar meus hábitos. Estou tomando remédios muito fortes que estão “digerindo” meu estômago e meu esôfago. Sendo assim, o médico passou uma medicação para ser tomada em jejum, para “forrar” meu estômago antes de tomar os outros remédios todos os dias. Às 6h da manhã, meu estômago começa a incomodar e aí não adianta, tenho que levantar e tomar o tal remédio. Aguardo uns 40 min e só então posso comer algo. E agora sou obrigada a comer mesmo, pois logo em seguida começam as outras medicações do dia.

Mas aí também eu capricho e meu marido é que está adorando essa novidade de manhã cedo. Ele tinha o péssimo hábito de sair para trabalhar só com um copo d’água no estômago. Agora, tem sanduíche, ovos mexidos, suquinho, frutas etc. A bandeja acima foi servida às 7h da “madrugada” do feriado de 7 de setembro e foi muito bem recebida eheheheh... Estou aprendendo a lidar com minha nova situação e tentando manter o bom humor, não é fácil... Na verdade, penso que existem pessoas em situações muito piores que a minha e que em breve estarei curada.

Há cerca de 2 meses, coincidentemente quando minha colega de trabalho saiu de licença maternidade e eu assumi alguns projetos dela (leia-se aumento de estresse no trabalho), percebi que começaram a aparecer algumas manchas nas minhas pernas. Eram manchas pequenas, menos de 1cm de diâmetro, cor de sangue. Algumas pessoas falavam em picos de hipertensão e outras chegaram a cogitar que seria púrpura. Fiquei acompanhando a evolução do quadro e não demorou para elas se espalharem e chegarem aos tornozelos. Aí eu comecei de fato a me preocupar.

Antes de pedir uns dias de folga do trabalho para descansar (post anterior), eu estive na emergência de um hospital e a clínica de plantão nem deu bola para meu problema, pediu uns exames de sangue e disse que eu não tinha nada. Fui a um cardiologista, fiz outros exames, também não deu nada, tudo normal com meu coração e pressão. E esse cardiologista me aconselhou procurar uma hematologista. Estive com ela numa quinta-feira, ela pré-diagnosticou como vasculite (inflamação nas veias), me solicitou alguns exames e mandou tomar um remédio em doses regressivas até a próxima consulta. Com os exames em mãos, teríamos de fato um diagnóstico concreto.

No domingo seguinte, fui para aquela praia descansar. Não podia tomar sol, tinha de evitar sal etc. As manchas estavam clareando, mas na terça, dia que a medicação começou a ser diminuída (conforme orientação dela), apareceram novas manchas nos pés e braços. Na quarta-feira à noite, a situação complicou bastante. As manchas aumentaram muito, se espalharam pelas coxas (centenas) e algumas no tórax. Meus pés queimavam e formigavam. Me desesperei, chorei muito. O que era de fato aquilo? Era grave? No que se transformaria? Onde iria parar? Cheguei a pensar até em leucemia, lupus...

como começou o problema

situação atual


Tentamos entrar em contato com a médica para uma consulta de emergência, mas ela havia viajado para um congresso, só retornaria na segunda-feira. Aí foi um corre-corre para encontrar alguém que pudesse me ajudar, pois uma emergência de hospital novamente não me ajudaria, pelo contrário, poderiam me passar uma medicação que interferisse no que eu já estava tomando. Como minha ginecologista conhece a hematologista, entrei em contato com ela pedindo socorro. Ela também não obteve sucesso, mas conseguiu uma consulta num clínico que já havia trabalhado nessa área. Corremos para lá ainda pela manhã. Eu já estava com o resultado de alguns exames e levei para ele ver. Ele confirmou a vasculite, me tranqüilizou quanto à gravidade da situação e me encaminhou para um médico imunologista. Disse que esse médico me ajudaria a encontrar a fonte do meu problema e tratá-lo desde a raiz.

À tarde, fomos ao tal médico. Ele olhou os exames, me fez várias perguntas, me examinou e diagnosticou como Vasculite Leucocitoclástica. Essa doença pode surgir de 3 formas: infecção por algo ingerido, reação a alguma medicação ou doença auto-imune, sendo esta o meu problema. Em bom português, meu corpo está produzindo anticorpos em excesso para combater algo que não se sabe e esse excesso “estoura” pelas veias. Ele passou novos remédios, mandou continuar com o que já estava tomando, solicitou novos exames e passou um atestado para eu tirar licença do trabalho. Recomendou evitar o consumo de algumas coisas e ficar de repouso. Me comprometi a ficar dando suporte à minha equipe de casa mesmo, peguei um notebook emprestado para poder ficar na cama ou no sofá e assim vou levando.

No sábado, acordei com uma dor muito forte na região do esôfago. Comer e até beber algo doía muito, como se estivesse tudo inflamado por dentro. Liguei para o médico e ele aconselhou ir ao hospital. Chegando lá, foi constatado que eu estava desenvolvendo um quadro de esofagite e gastrite por conta da medicação forte. Tive náuseas, vomitei e fui medicada na emergência. Me furaram umas 3 vezes. Quando recebi alta, já na recepção do hospital, a pressão despencou e eu tive um princípio de desmaio. Voltei para a emergência de maca de onde só saí à tarde.

E meus dias têm sido assim, tomando os devidos cuidados, de repouso (algo difícil para mim, pois não sei passar o dia quietinha vendo TV, lendo ou navegando) e observando o surgimento de novas manchas. Sempre que aparecem novas manchas, eu sinto queimar e formigar. Vamos ver como meu quadro evolui e se responderei ao tratamento que está sendo feito. Se não evoluir bem, terei de tomar essa medicação direto na veia e aí eu não sei o que vai me acontecer. 

Resolvi expor as fotos porque tanto eu posso ser ajudada por alguém que tenha passado por isso como posso ajudar outras pessoas. As manchas não se restringem apenas aos pés, mas graças a Deus não chegaram a se espalhar dessa forma pelos braços e rosto. Obrigada a todas que tem se comunicado comigo por e-mail, me dando forças e trocando informações.


Orem por mim, ok?


Xêro!


9 comentários:

Luluzinha disse...

Oi VI! Vou orar por vc sim! Fica em paz que Deus vai te curar. VC é uma pessoa especial e amada por DEus.
Se cuida, se livre do stress, fica em paz.BJos, Priscila.

Micha Descontrolada disse...

nossa!!!! é cada doença q existe q nem sonhamos saber até termos ou algum conhecido.
Estarei aqui pedindo por vc, pela sua melhora...vc toma omeprazol? pra proteger seu estômago (deve ser o q tá tomando em jejum, né?).

melhoras...

bjs

Valeria Suntack disse...

Querida, há muito tempo não comento, mas estou sempre por aqui! Estou orando muito por vc e sei que logo o tratamento vai surtir e efeito e sua vida voltará ao normal!
Agora o jeito é repousar mesmo!
Grande beijo,

Fabiola Queiroz disse...

Amiga,
Estamos com vc, e Deus Tb!!! Não há alegria eterna, nem mal que dure para sempre!!!
Bjs

Blog do Matheus disse...

Vivien
Vc está no caminho certo (procurando diversas opiniões médicas) e está medicada, graças a Deus que pode ter esta assistência.
Estarei sim em oração para que a assistência espiritual chegue em breve e vc fique curada.
bjs nossos
Ly

Fernanda França disse...

Sil, vou pedir por você em minhas orações! Tudo vai dar certo! Tenha fé, querida. Fica com Deus!

Lane e Pedro Henrique disse...

Olá querida! Acompanho seu blog desde a época em que vcs moravam em P. Alegre (também moro aqui), mas nunca comentei. Fiquei preocupada com vc qdo li este post e mostrei as fotos para meu marido que é dermato. Ele olhou rapidamente, mas disse que o diagnóstico de vasculite parecia estar correto e que, a princípio, não haveria muito com o que se preocupar. Resolvi te escrever isso para te tranquilizar um pouco e dizer que estarei rezando para que tudo se resolva da melhor forma possível. Um beijo.

Anne disse...

Poxa Sil, que sufoco né? A hematologista foi Dra Rosa Arkuri? Ela já voltou do tal congresso? Ai ai... Vou orar sim por você! Tô torcendo pra que tudo dê certo!
Beijos

Fernanda Lucas disse...

Nossa Vi que coisa hein!?
Vou orar por você!
Adorei sua visita no meu cantinho!!
bjo